Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!



  
Gráficos de funções do kernel do sistema operacional livres de erros. Cada ponto representa uma função escrita em linguagem C. As conexões representam as chamadas entre as diversas funções. [Imagem: UNSW]


Os softwares estão cada vez mais eficientes no mundo das informações. Novas mudanças, ainda que pequenas, contribuem para otimizar as inúmeras funções que oferecem os programas.

Eles procuram suprir as necessidades dos usuários, que sempre buscam melhor desempenho e resultado para suas atividades. Assim foram criados os sistemas operacionais, os utilitários e os aplicativos, que acompanham o ritmo das novas descobertas. E elas acontecem a todo momento.


Pesquisadores australianos construíram um sistema operacional totalmente seguro, com seu kernel (núcleo do sistema) protegido de qualquer bug de programação. Isso faz com que o sistema não esteja suscetível a falhas, travamentos e ataques que ameaçam a segurança.


O novo sistema foi denominado Secure Embedded L4 (seL4). O projeto contou com a participação de seis australianos, que comprovaram matematicamente a correção de um kernel desenvolvido em linguagem C. Usuários comuns ainda vão esperar para usufruir da nova descoberta, que já pode ser utilizada em novos softwares, e a previsão é que sejam implantados inicialmente em indústrias e hospitais, onde é preciso segurança e confiabilidade.




Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.














Esta semana eu conheci um jogo que me surpreendeu. Trata-se de um game point-and-click desenvolvido pela Amanita Design, que oferece diversão e muito raciocínio.


Em Machinarium você controla um robozinho que tem por objetivo encontrar sua namorada na cidade grande. Após ter sido jogado em um monte de ferro-velho, ele precisa encontrar as partes do seu corpo antes de iniciar sua jornada.


Cada cenário precisa ser vencido com muito raciocínio lógico. Comandos com o mouse fazem o personagem interagir com objetos próximos, que são essenciais para conseguir avançar no game. Você pode esticar ou encolher o robô, o que permite alcançar vários locais.


Os gráficos são muito bons e a trilha sonora dá um efeito todo especial. Está disponível a versão demo, que pode ser jogada aqui. Caso queira, o usuário pode comprar a versão completa do game. Boa diversão!











Quando se fala em microprocessador logo vem em mente aquele chip em geral feito de silício, repleto de circuitos minúsculos e que são capazes de processar informações em altíssima velocidade. Mas o que os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram é algo revolucionário: um chip capaz de processar informações sem precisar de componentes eletrônicos.



O princípio de funcionamento é o mesmo de um processador comum, só que ao no lugar dos barramentos e bits estão microcanais por onde passa o ar. Logo, os bits (zeros e uns) são interpretados pela ausência ou presença de ar. Válvulas pneumáticas controlam o fluxo em cada canal. Também funciona muito bem com líquidos.


Essa descoberta vai servir de base para a implementação dos biochips modernos, podendo ser utilizado em laboratórios e na área de automação industrial. Ainda possui baixo poder de processamento (equipara-se a um processador de 8 bits), mas já é um grande progresso tecnológico.




Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.






A Microsoft, conhecida por ser a dona do famoso Windows, já havia disponibilizado a versão beta do seu mais novo sistema operacional para download. Agora, com retorno satisfatório, ela confirma o lançamento do Windows 7 aqui no Brasil no dia 22 de outubro, nesta quinta-feira.


Depois de anos de "estabilidade" com o Windows XP a empresa tentou inovar com o Windows Vista, que não obteve tanto sucesso quanto esperava. Em pouco tempo já apresentava seu mais novo sistema, o sucessor do Vista.


Ele será comercializado nas versões Windows 7 Basic e Windows 7 Ultimate. Serão lançadas também as versões Windows 7 Premium e Windows 7 Professional, que custarão aproximadamente R$330,00 a R$670,00.


Testes afirmam que o novo sistema garante rapidez e melhor desempenho para usuários domésticos e empresas, além de trazer um visual moderno e mais enxuto. Vale conferir essa novidade!











Olá pessoal! Esse é o meu primeiro post!


Neste blog reunirei as mais variadas informações sobre o mundo da informática. Novas tecnologias, games, modelagem e animação 3D e outros temas serão abordados aqui. Tudo para você ficar antenado nas novidades que surgem pelo mundo.


Qualquer sugestão ou crítica, por favor entrem em contato comigo, enviando um e-mail para jorgeafsj@hotmail.com.


Sejam bem vindos e espero que gostem...


Jorge Feres