Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!



  
Gráficos de funções do kernel do sistema operacional livres de erros. Cada ponto representa uma função escrita em linguagem C. As conexões representam as chamadas entre as diversas funções. [Imagem: UNSW]


Os softwares estão cada vez mais eficientes no mundo das informações. Novas mudanças, ainda que pequenas, contribuem para otimizar as inúmeras funções que oferecem os programas.

Eles procuram suprir as necessidades dos usuários, que sempre buscam melhor desempenho e resultado para suas atividades. Assim foram criados os sistemas operacionais, os utilitários e os aplicativos, que acompanham o ritmo das novas descobertas. E elas acontecem a todo momento.


Pesquisadores australianos construíram um sistema operacional totalmente seguro, com seu kernel (núcleo do sistema) protegido de qualquer bug de programação. Isso faz com que o sistema não esteja suscetível a falhas, travamentos e ataques que ameaçam a segurança.


O novo sistema foi denominado Secure Embedded L4 (seL4). O projeto contou com a participação de seis australianos, que comprovaram matematicamente a correção de um kernel desenvolvido em linguagem C. Usuários comuns ainda vão esperar para usufruir da nova descoberta, que já pode ser utilizada em novos softwares, e a previsão é que sejam implantados inicialmente em indústrias e hospitais, onde é preciso segurança e confiabilidade.




Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.











0 comentários: