Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!

O QR Code é um código bidimensional de resposta rápida, criado em 1994. Ele é bem similar ao código de barras, mas com muito mais capacidade de informação. Você pode encontrar em um QR Code informações como número de telefone, textos, endereços de e-mail, sites ou URL. Estão cada vez mais presentes em páginas na internet, anúncios de revistas, materiais de ponto de venda ou cartões de visita.


Para ler QR Code no seu celular é necessário que seu aparelho tenha uma câmera e um aplicativo instalado, que irá decifrar as informações contidas no código. Ao iniciar o aplicativo, você só precisa apontar a câmera para o código para que as informações apareçam na tela do seu aparelho. Hoje muitos aparelhos já vem com o aplicativo instalado.



Instale o aplicativo do QR no seu celular!

Aqui estão alguns endereços onde você pode fazer o download dos decodificadores de QR Code.

Kaywa reader, by Kaywa / 3GVision
Acesse via celular http://reader.kaywa.com para instalar ou faça o download para o seu computador e transfira para o seu celular via cabo e/ou bluetooth em kaywa.reader.com

I-nigma reader, by 3GVision Acesse via celular http://www.i-nigma.mobi ou ou faça o download para o seu computador e transfira para o seu celular via cabo e/ou bluetooth em www.i-nigma.com

UpCode reader, by UPC Acesse via celular http://www.upcode.fi ou ou faça o download para o seu computador e transfira para o seu celular via cabo e/ou bluetooth em www.upc.fi/en/upcode/instructions/download/



Mais um game do estilo puzzle para você se divertir!

Nano Factory - Um impressionante jogo de habilidade em 3D onde você deve deslocar um paralelepípedo por labirintos um pouco complicados. Recolha itens para ativar o portal de saída de cada fase. Calcule bem os seus movimentos para não cair no abismo!


Boa Diversão!

Salve galera! Esta é uma série de posts para aqueles que ficam entediados  na frente do PC, sem nada para fazer. Atendendo a pedidos, seguem alguns games que vão fazer a sua tarde ficar muito mais produtiva!

Mechanism 2 - Pense rápido e ache uma solução para os labirintos, cortando peças e cordas que liberarão ações que podem ou não conduzir o mecanismo até o portal, tomando cuidado para não deixá-los cair pelo cenário.



Boa Diversão!





Imagine a situação: você precisa entregar aquele trabalho importante na faculdade no dia seguinte e precisa terminar a tempo, ficando no PC até altas horas. Pela manhã, ao acordar, você resolve dar uma última conferida. Liga o computador e.. Nada! Ele chega a dar sinal de vida, mas não carrega o Sistema Operacional nem mostra nada no monitor. E agora, o que fazer?

Primeiro de tudo, tenha calma. Antes de desmontar seu micro ou dar umas boas porradas nele, veja se as conexões estão ligadas corretamente ou se algum mal-contato está causando o problema. Verifique os filtros, estabilizadores ou no-breaks conectados, e verifique também se o problema não é o monitor.

Caso tudo esteja ok é melhor prestar atenção se o seu computador emite algum bip na hora do boot. Os bips são sinais emitidos pela BIOS (programa embutido na placa-mãe que controla a inicialização do PC) que identificam certos problemas. Por isso é bom guardar todos aqueles "papeizinhos" que vêm junto com o seu computador novo. Ali estão os manuais e outros documentos, onde você encontra informações importantes sobre o funcionamento da máquina.

Existem vários fabricantes de BIOS no mercado, e as mais encontradas no Brasil são a Award e AMI, que podem diferenciar na codificação dos sinais sonoros.

Para a BIOS AMI: um bip curto, três bips curtos ou um bip longo e três curtos significam problema de memória; dois bips curtos, erro de paridade de memória; cinco bips curtos, erro no processador e um bip longo seguido de dois bips curtos ou oito bips curtos significam problema com a placa de vídeo.

Já para a BIOS Award: um bip longo é igual a problema de memória RAM; um bip longo seguido por dois bips curtos ou um bip longo seguido por três bips curtos, problema com a placa de vídeo; bips contínuos altos e baixos significam problema com o processador e bips baixos contínuos comunicam aquecimento do processador.

Para os problemas de memória e placa de vídeo retire, e reinsira, os módulos nos slots. Isso provavelmente vai resolver os problemas de mau contato. No caso de erro no processador a situação é mais séria e é preciso um técnico para solucionar o problema.

Com essas informações já dá para ter alguma esperança em relação àquele trabalho que você deveria entregar. A maior parte das falhas no PC são ocasionadas por problemas de conexão ou mal-contato.

Agora você já sabe!

Ufa, quanto tempo pessoal! Tive que ficar alguns dias sem postar em função de muita correria, trabalho, curso... Mas voltei e dessa vez não vou mais abandonar o blog!

Dedico este post a um programa fenomenal que vem conquistando muitos seguidores no mundo 3D. Trata-se do Blender.

Blender é um programa de código aberto criado pela BlenderFoundation para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e até criação de aplicações interativas em três dimensões. Possui suporte a scripts e mais um monte de funcionalidades que fazer deste programa uma excelente ferramenta de trabalho. Precisa da linguagem Python instalada no computador para rodar.

Estou postando alguns de meus renders feitos em Blender, não sou profissional mas já dá pra ter uma noção do poder deste software.











  
Gráficos de funções do kernel do sistema operacional livres de erros. Cada ponto representa uma função escrita em linguagem C. As conexões representam as chamadas entre as diversas funções. [Imagem: UNSW]


Os softwares estão cada vez mais eficientes no mundo das informações. Novas mudanças, ainda que pequenas, contribuem para otimizar as inúmeras funções que oferecem os programas.

Eles procuram suprir as necessidades dos usuários, que sempre buscam melhor desempenho e resultado para suas atividades. Assim foram criados os sistemas operacionais, os utilitários e os aplicativos, que acompanham o ritmo das novas descobertas. E elas acontecem a todo momento.


Pesquisadores australianos construíram um sistema operacional totalmente seguro, com seu kernel (núcleo do sistema) protegido de qualquer bug de programação. Isso faz com que o sistema não esteja suscetível a falhas, travamentos e ataques que ameaçam a segurança.


O novo sistema foi denominado Secure Embedded L4 (seL4). O projeto contou com a participação de seis australianos, que comprovaram matematicamente a correção de um kernel desenvolvido em linguagem C. Usuários comuns ainda vão esperar para usufruir da nova descoberta, que já pode ser utilizada em novos softwares, e a previsão é que sejam implantados inicialmente em indústrias e hospitais, onde é preciso segurança e confiabilidade.




Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.














Esta semana eu conheci um jogo que me surpreendeu. Trata-se de um game point-and-click desenvolvido pela Amanita Design, que oferece diversão e muito raciocínio.


Em Machinarium você controla um robozinho que tem por objetivo encontrar sua namorada na cidade grande. Após ter sido jogado em um monte de ferro-velho, ele precisa encontrar as partes do seu corpo antes de iniciar sua jornada.


Cada cenário precisa ser vencido com muito raciocínio lógico. Comandos com o mouse fazem o personagem interagir com objetos próximos, que são essenciais para conseguir avançar no game. Você pode esticar ou encolher o robô, o que permite alcançar vários locais.


Os gráficos são muito bons e a trilha sonora dá um efeito todo especial. Está disponível a versão demo, que pode ser jogada aqui. Caso queira, o usuário pode comprar a versão completa do game. Boa diversão!











Quando se fala em microprocessador logo vem em mente aquele chip em geral feito de silício, repleto de circuitos minúsculos e que são capazes de processar informações em altíssima velocidade. Mas o que os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram é algo revolucionário: um chip capaz de processar informações sem precisar de componentes eletrônicos.



O princípio de funcionamento é o mesmo de um processador comum, só que ao no lugar dos barramentos e bits estão microcanais por onde passa o ar. Logo, os bits (zeros e uns) são interpretados pela ausência ou presença de ar. Válvulas pneumáticas controlam o fluxo em cada canal. Também funciona muito bem com líquidos.


Essa descoberta vai servir de base para a implementação dos biochips modernos, podendo ser utilizado em laboratórios e na área de automação industrial. Ainda possui baixo poder de processamento (equipara-se a um processador de 8 bits), mas já é um grande progresso tecnológico.




Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.






A Microsoft, conhecida por ser a dona do famoso Windows, já havia disponibilizado a versão beta do seu mais novo sistema operacional para download. Agora, com retorno satisfatório, ela confirma o lançamento do Windows 7 aqui no Brasil no dia 22 de outubro, nesta quinta-feira.


Depois de anos de "estabilidade" com o Windows XP a empresa tentou inovar com o Windows Vista, que não obteve tanto sucesso quanto esperava. Em pouco tempo já apresentava seu mais novo sistema, o sucessor do Vista.


Ele será comercializado nas versões Windows 7 Basic e Windows 7 Ultimate. Serão lançadas também as versões Windows 7 Premium e Windows 7 Professional, que custarão aproximadamente R$330,00 a R$670,00.


Testes afirmam que o novo sistema garante rapidez e melhor desempenho para usuários domésticos e empresas, além de trazer um visual moderno e mais enxuto. Vale conferir essa novidade!











Olá pessoal! Esse é o meu primeiro post!


Neste blog reunirei as mais variadas informações sobre o mundo da informática. Novas tecnologias, games, modelagem e animação 3D e outros temas serão abordados aqui. Tudo para você ficar antenado nas novidades que surgem pelo mundo.


Qualquer sugestão ou crítica, por favor entrem em contato comigo, enviando um e-mail para jorgeafsj@hotmail.com.


Sejam bem vindos e espero que gostem...


Jorge Feres