Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!



A cada ano novas tecnologias surgem. Os padrões vão sendo superados,e em pouco tempo temos novas perspectivas para as próximas gerações.

A descoberta da fibra ótica foi simplesmente incrível. Um grande salto para as telecomunicações em rede no mundo. E as novidades não param!

Os processadores atuais trabalham com impulsos elétricos, os bits.  Eu particularmente achei que o próximo passo seriam os processadores  óticos (já tinha até pensado em um projeto para a faculdade!). Mas pesquisadores roubaram minha idéia foram ainda mais longe e  criaram o menor laser do mundo, que não é um laser, mas um spaser: em vez de fótons, ele usa plásmons, partículas de apenas 44 nanômetros de diâmetro. Ele poderia elevar as velocidades de processadores atuais a centenas de terahertz. Quanto processamento!

Já na área das telecomunicações, a empresa CISCO acaba de lançar o CRS-3, roteador capaz de suportar até 322 Terabits por segundo! Isso com certeza é um grande avanço para a Internet. 

Segundo a empresa, a nova criação "permite que o catálogo impresso inteiro da Biblioteca do Congresso americano seja baixado em pouco mais de um segundo, ou que cada homem, mulher e criança na China faça uma vídeo-chamada ao mesmo tempo". Além disso, a fabricante afirma ser possível, com a ferramenta, transferir todos os filmes já produzidos no mundo em menos de quatro minutos! Isso sim é velocidade...


Melhor ficar atento ao universo tecnológico. Já falei pra minha mãe que eu quero um de cada!

Esta é a parte avançada de autoruns. Vale lembrar que o código também pode ser escrito desta maneira usando também minúsculas:

[autorun]
open=cdsample\autorun\autorun.exe
icon=cdsample\autorun\win98cd.ico

Se você não quiser ter um ícone próprio para representar o CD, não há problema. É só omitir a declaração ICON=, como no exemplo:

[autorun]
open=autorun.exe

Dessa forma o dispositivo será representado com o síbolo padrão do Windows.

Não é preciso ter o ícone no dispositivo móvel em formato ICO, como nos exemplos até agora. Caso sua aplicação tenha um ícone incorporado, você pode construir seu autorun.infda seguinte maneira:

[autorun]
open=tpm.exe
icon=tpm.exe

Alguns programas têm mais de um ícone embutido e existem arquivos que são apenas bibliotecas de ícones. O Windows proporciona um modo de você escolher que ícone dentro do arquivo você deseja usar, usando um parâmetro na declaração ICON como no exemplo:

icon=shell32.dll,5

Na execução deste comando o Windows usará o sexto ícone presente em shell32.dll para representar o dispositivo, visto que o primeiro ícone de um arquivo está na posição 0 (zero).

Você pode usar qualquer biblioteca, e caso estiver no PATCH do seu sistema nem é necessário especificar o caminho.


Você sabia que...

...para cancelar o AUTORUN, basta apertar a tecla shift enquanto o CD estiver sendo carregado? Coloque o CD no drive, aperte a tecla shift e só a solte quando a atividade no drive de CDROM parar. Isso pode ser útil com aqueles CDs que tem um AUTORUN que leva uma eternidade para carregar e não tem nenhuma utilidade para você no momento.




Antes de mais nada é importante ressaltar uma coisa: AUTORUN não é vírus! O AUTORUN.INF é um arquivo texto comum, que você pode (e deve) criar e editar com o Notepad (Bloco de Notas). Ele é salvo em um formato especial, e pode referenciar executáveis, ícones, nomes e informações sobre pastas.

Sabe aquele CD de dados que sempre executa automaticamente quando você coloca no drive, como geralmente são os de fabricantes de software? Estes são acionados por AUTORUN. No caso de um CD de áudio, entra em cena o AUTOPLAY. Apenas arquivos diretamente executáveis (.exe, .com, .bat) podem ser referenciados por AUTORUN.INF, mas você pode abrir outros tipos de arquivos desde que saiba os macetes ou tenha as ferramentas. Vale a pena conferir!

[autorun]
OPEN=SETUP.EXE
ICON=BW.ICO

Este é um exemplo de código de um autorun. Na segunda linha é informado o executável que o Windows deve abrir e na terceira linha o ícone que deve ser mostrado em Meu Computador ou no Explorer. Tembém é possível navegar por diretórios.