Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!


Engenheiros alemães descobriram recentemente uma nova utilidade para o telefone celular: localizar pessoas soterradas por avalanches, deslizamentos ou em escombros de construções.

Embora já tenham ocorrido inúmeros casos de resgates feitos graças a uma chamada que os acidentados fizeram utilizando o próprio celular, a tecnologia agora desenvolvida permite localizar pessoas desacordadas, que não são capazes ou que as condições não permitam o uso do telefone.


Localização do Celular

As vítimas têm mais chances de serem salvas – principalmente em acidentes na neve – se os membros do seu grupo começarem a procurá-las imediatamente, já que sua chance de ser reanimada é muito pequena depois de meia hora. A localização da vítima começa com a medição da intensidade do sinal transmitido pelo celular, que é tomado por amostragem em cinco pontos.

O sistema usa então um algoritmo de cálculo de alta precisão para localizar a fonte do sinal, indicando a localização da vítima soterrada com uma margem de erro muito pequena.  


Posição Relativa

Neste tipo de situação, a posição relativa da vítima em relação à posição da equipe de salvamento é muito importante. O sistema foi projetado para produzir esse tipo de coordenada, dando à equipe de resgate a informação imediata e precisa sobre a direção a seguir e a distância em que a vítima pode ser encontrada. 


GPS, Galileo e Glonass

Durante o desenvolvimento, os engenheiros estão utilizando o ambiente de testes do sistema de posicionamento global europeu Galileo, que ainda não está operacional mas simula os sinais com os quais irá trabalhar quando estiver funcional.

Os pesquisadores pretendem combinar esses sinais de testes – e os sinais reais, a partir de 2012 – com os sinais dos sistemas de navegação por satélite já existentes – como o norte-americano GPS e o russo Glonass – melhorando a estimativa de erro e fazendo as devidas correções, para que as vítimas possam ser localizadas de forma ainda mais precisa.

O projeto está sendo implementado por um consórcio de empresas alemãs, institutos de pesquisas e universidades, com patrocínio da Agência Espacial Alemã, a DLR.

Fonte: Adaptado do site Inovação Tecnológica

0 comentários: