Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!

 
Atualmente, no mundo das informações e crescentes avanços tecnológicos, há uma grande preocupação com a segurança dos dados e das informações, visto que os ataques de usuários maliciosos têm se tornado frequentes. Mas afinal, quem o pratica?

As pessoas muito comumente têm utilizado o termo 'Hacker' para definir quem pratica crimes virtuais. Mas na verdade essa definição é errônea. Hackers são indivíduos com grande capacidade e vasto conhecimento na área computacional, descobrindo pontos fracos e vulnerabilidades em sistemas e quebrando barreiras virtuais. Hacker tornou-se até profissão, já que ajudam no desenvolvimento dos softwares e da própria internet (o Linux é um exemplo disso, é uma criação hacker!). Também são designados White Hats (Hackers Éticos).

Os Black Hats (Hackers Mal Intencionados) são como os White Hats, mas a diferença é o que eles fazem com a informação. São movidos pela curiosidade, e podem dar origem aos Script Kiddies, que não têm alvo certo, tampouco sabem programar, mas invadem tudo o que vêem pela frente com ferramentas encontradas na internet.

Já os Crackers são os com quem realmente devemos nos preocupar. Estes sim, são elementos mal intencionados que decodificam programas e linguagens a fim de sabotar sistemas alheios, com o intuito de roubar senhas ou captar dados pessoais para aplicarem seus golpes. Ao contrário das outras categorias apresentadas eles se focam em softwares, criando cracks, vírus, trojans e outras pragas.

Todos são autodidatas, buscando aprimorar-se cada vez mais. Os Hackers cuidam para que Crackers e outros tipos de invasores não façam estragos em sistemas computacionais, garantindo a segurança dos dados. É praticamente a luta do bem contra o mal!

0 comentários: