Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!


Devido ao grande número de ameaças na internet, cada vez mais os usuários têm buscado meneiras de se proteger. As dicas iniciais são: tenha um bom antivírus, habilite seu firewall e instale um anti-spyware no seu PC.  Existem , porém, outros métodos que podem ser agregados para termos uma maior segurança em nossas informações.

Hoje quase todo mundo possui um pen drive. São dispositivos versáteis, portáteis e que possuem uma razoável capacidade de armazenamento. Podemos plugar este dispositivo móvel em qualquer computador para transferir arquivos de uma máquina para outra, e sua facilidade de uso o tornou muito popular. 

Mas nós mal sabemos de todos os riscos que corremos ao conectar o pen drive numa máquina infectada. Podemos estar levando, além dos arquivos que queremos, outros indesejáveis, como os tão temidos vírus e mais programas maliciosos.

Segue abaixo um passo a passo para acabar de vez com o problema de infecção de pen drives. É importante, antes de iniciar, salvar todos os arquivos do dispositivo no PC. Vamos às dicas!

1) Formate o pen drive com o formato de arquivos FAT32;

2) Vamos convertê-lo para NTFS, para vá em Iniciar - Executar, digite cmd e aperte ENTER. Abrirá a tela do prompt de comando, digite convert X: /fs:ntfs (onde X é a letra correspondente à unidade);

3) Vá em Meu Computador - Ferramentas - Opções de Pasta - Modo de Exibição, desmarque as duas últimas opções "Usar compartilhamento simples" e "Usar assistente de compartilhamento";

4) Crie uma pasta na raiz do seu pen drive, nela ficarão todos os seus dados;


5) Em Meu Computador, clique com o botão direito sobre a unidade (agora está em NTFS) e escolha "Compartilhamento e Segurança". Escolha as opções de segurança;

6) Note que há a opção "Todos" com controle total, deixe marcados apenas "Ler e Executar", "Listar Conteúdo da Pasta" e "Leitura";

7) Repita o passo 6 para a pasta criada na raiz, porém permitindo controle total;

Fazendo isso não será possível gravar ou executar qualquer arquivo na raiz do  seu pen drive, onde costumam se alojar os aplicativos maliciosos, porém você terá a permissão total concedida à pasta criada.

Deve-se tomar lembrar que utilizando este método, o uso do dispositivo pode ficar restrito, uma vez que certos sistemas (como som de carro, TVs LCD) ainda utilizam FAT32 e não reconhecem NTFS.

0 comentários: