Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!



Estou escrevendo este post parta tirar algumas dúvidas frequentes dos usuários de computador. É muito comum ouvir certas coisas como "Não desliga no botão que pode queimar!", então vamos esclarecer as coisas.

1 - É prejudicial ter ímãs colados no gabinete?
Falso! Ímãs no CPU podem afetar o HD, já que este grava os dados em disco através do magnetismo, mas é bem difícil. Prejudica mesmo se forem colocados no monitor, pois distocem e desgastam as cores

2 - Empurrar a bandeja de CD com o dedo pode estragar seu drive.
Falso! Você pode notar que, após encostar e exercer uma certa pressão, ele fecha automaticamente. Foi construído para aceitar este tipo de 'ordem'. Mas convenhamos, pode ser que a força aplicada seja grande, ou que a bandeja engasgue caso tenha sido empurrada de lado. Na dúvida, use o botão!

3 - Derramar líquidos sobre o teclado pode prejudicar o seu funcionamento.
Verdadeiro! Estragam as trilhas metalizadas que estão localizadas logo abaixo das teclas. Podem gerar curto-circuito e queimar o periférico ou causar algum outro dano. Atualmente temos modelos que possuem uma proteção, e não deixam o líquido penetrar nos contatos da placa interna.

4 - É necessário manter certa distância do monitor em relação à parede atrás dele.
Falso! Os monitores não são geladeiras, portanto, basta ter uma sala com boa ventilação. Entretanto, caso o seu modelo seja o CRT (o grandão antigo), não é bom deixá-lo próximo à fiação (que em geral passa internamente nas paredes), para evitar interferências.

5 - No dia seguinte, devemos desligar o computador que passou a noite toda ligado.
Falso! Ainda que pareça o contrário, os computadores podem ficar ligados ininterruptamente, diferente da lógica humana. Dizem que o HD dura até mais, pois não tem a transição liga - desliga - liga - desliga sempre. Basta ter um estabilizador de qualidade ou um nobreak para evitar danos provenientes da rede elétrica e uma sala bem ventilada. Aqui vale lembrar: e os grandes servidores (Google, Hotmail, Wikipedia), você acha que eles têm algum descanso?

6 - Não é bom ter celular perto do computador.
Falso! O máximo que pode acontecer é um ruído chato pra peste no alto-falante das caixas de som ou uma interferência na tela dos monitores CRT. Nada de 'explosão', como sua mãe fala.

7 - Após o desligamento total do computador é necessário aguardar um tempo antes de ligá-lo novamente.
Verdadeiro! Antes de dar um novo boot temos que aguardar alguns segundos para que as partes mecânicas (HD em especial) parem de se mover antes de entrar em atividade novamente. 15 segundos deve ser o bastante.

8 - Mover o computador enquanto estiver em uso pode prejudicar o HD.
Falso! Como prova disso temos os notebooks, que foram feitos justamente para termos uma maior mobilidade. Todavia, vale lembrar que uma pancada muito forte pode fazer com que a agulha do HD (que não encosta na superfície do disco por ser magnética) arranhe o disco interno do se Hard Disk, inutilizando o equipamento. Por mais que você queira, não dê porrada no gabinete!

9 - Não é legal uitlizar o computador em tempestades com raios e trovões.
Verdadeiro! Isso realmente deveria ser adotado com uma obrigação para todos os usuários. Caso um raio caia perto da sua casa, a descarga pode afetar a rede elétrica e chegar até seu PC, correndo o risco de queimá-lo.  Uma sobrecarga pode queimar não somente o computador, mas todos os aparelhos conectados à energia. Por isso devemos retirá-los da tomada. Se você é muito teimoso, compre um nobreak e tenha um bom filtro de linha (recomendo um estabilizador) para tentar evitar danos. Lembre-se: a responsabilidade é sua!

10 -  Não é conveniente olhar fixamente para a luz vermelha que fica embaixo do mouse óptico.
Verdadeiro! Não que você fique cego, mas pode prejudicar a sua retina por ser uma luz bem forte. Aconselho a todos que não façam isso. Quem seria doido para ficar olhando aquela luzinha irritante?

Bom pessoal, fico por aqui. Volto em outra ocasião com mais mitos e verdades sobre o grande cérebro eletrônico. Até mais!

0 comentários: