Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!

 

Outras situações em que podemos ficar em dúvida.


1) Nos laptops devemos acoplar primeiro o cabo de força à máquina e somente depois este à tomada. 
Falso! Na verdade tanto faz, já que quase todos os equipamentos portáteis atuais têm proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, sendo estáveis ligados em tensões de 90 a 240 V. De qualquer forma, vale ler o manual do seu aparelho. 

2) Ao desligar o computador convém também desligar o monitor. 
Falso! Ao desligar o CPU, o monitor fica em um estado em que consome uma quantidade muito pequena de energia (aproximadamente 1W) e não sofre desgaste algum. Fica a critério de cada um. 

3) Não se deve colocar CDs, disquetes ou qualquer outro elemento sobre o a CPU. 
Falso! Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode afetá-lo ou avariá-lo, a não ser que esteja úmido e a água possa chegar ao equipamento.

4) O computador nunca pode ficar ao sol. 
Verdadeiro! Se ele esquentar mais que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

5) Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.
Verdadeiro! Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será afetado, e com certeza você perceberá isso. Contudo, se o HD estiver bem particionado e desfragmentado o usuário pode não ter tanto problema, pois o sistema utiliza os arquivos de paginação da partição onde está instalado.

6) Não se deve tirar o pen drive sem antes avisar à máquina. 
Verdadeiro! Deve ser selecionada a opção 'Remover hardware com segurança' antes de retirá-lo. Essa opção existe pois alguma aplicação ainda pode estar transferindo dados para o dispositivo, e com a remoção pode-se perder toda a informação. Algumas pessoas afirmam ser impossível queimá-lo pelo fato de o pen drive, ao ser retirado da máquina, cortar primeiro a conexão de dados e só depois a alimentação, e pela disposição dos contatos é impossível ocorrer um curto. Já outras dizem que, pelo fato de ser alimentado eletricamente, pode haver o risco sim de queimar o dispositivo ou até mesmo a porta USB. Na dúvida é melhor não arriscar. 

7) Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento. 
Verdadeiro! Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que o computador renova constantemente a informação apresentada na tela e, quanto mais ícones, mais tempo ele gasta com o processamento da saída. 

8) Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção 'Desligar o Computador ', estraga o HD. 
Verdadeiro! O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira cerca de 10 mil rotações por minuto) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar, e não há risco de corromper os arquvos do sistema pois ele se encarrega de finalizar todos os processos. 

9) Formatar o HD várias vezes desgasta o disco rígido. 
Verdadeiro! Mas não chega a ser uma verdade completa, pois como o disco é uma peça mecânica, há desgaste do contato da agulha com o disco. Mas tarefas do dia-a-dia também vão desgastar o disco, como simplesmente abrindo ou salvando um arquivo, quanto mais usar o disco mais ele vai ser desgastado. Não há outra saída. 

10) Colocar CD em leitor de DVD estraga o equipamento. 
Falso! Hoje em dia os leitores de DVD vêm com a opção 'combo', lendo tanto CDs quanto DVDs e, dependendo da tecnologia, o feixe de luz pode ler até as mídias mais recentes como o Blu-ray.

1 comentários:

Muito bom, monte de coisa que eu num sabia ! uahiuha