Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!


Com a popularização dos monitores LCD, algumas pessoas tiveram uma certa 'indignação' ao utilizá-los em casa. Certas imperfeições como os dead pixels ou stuck pixels acabam por chatear os usuários por não passarem despercebidos.

A tela de um monitor contém muitos pixels que, com as cores RGB (Vermelho, Verde e Azul), dão origem a todas as outras formando assim as imagens que vemos. Um dead pixel é um pixel que está 'morto', e fica sempre desligado. Já um stuck pixel é um pixel que fica sempre fixo em uma única cor. Ambos são defeitos de fabricação.

As empresas afirmam que a culpa é do sistema de como são produzidos, que ainda é falho. Limitam-se a trocar apenas monitores com 4 ou mais pixels defeituosos. Caso tenha este problema e ainda não resolveu, e quer tentar uma útima vez (por sua conta e risco), segue um breve tutorial.


Acabando com os stuck pixels por software

Existem programas que tentam 'reanimar' o pixel preso, fazendo-o alternar várias vezes entre as cores até conseguir se desprender. E há programas gratuitos para isso:

JScreenFix - Roda direto do navegador, fazendo os pixels ligarem e desligarem até 60 vezes por segundo.

DPT Versão3.0 - Localiza dead pixels ou stuck pixels, contando com um exercitador de stuck pixels.

UDPixel Versão2.2 - Localiza e tenta reparar stuck pixels.

LCD Scrub - É um protetor de telas do MAC, produz um padrão de cores e pisca a tela para tentar corrigir o problema.


Utilizando métodos manuais

Desligue o monitor e coloque um pano úmido e macio sobre o pixel defeituoso. Utilize um objeto pontiagudo e faça pressão sobre o pixel em questão. Muito cuidado para não riscar a tela ou danificar os pixels vizinhos! Enquanto exerce a pressão, ligue o monitor. Agora o pixel deverá estar funcionando novamente. Caso contrário, ainda resta uma solução.


Método da troca

Calma, sso não significa que você irá trocar o seu monitor por um novo! (quem me dera!). É um processo bem semelhante ao descrito acima. Agora, com o monitor ligado, crie uma imagem totalmente preta e outra totalmente branca (você pode usar o paint para isso). 

Abra a a imagem preta em tela cheia (a imagem tem que pegar toda a tela) e, sem desligar o monitor, exerça pressão sobre o pixel problemático agora com o objeto diretamente sobre a superfície do monitor. Pressione até aparecerem manchas brancas em torno do ponto de contato do objeto com a tela, e então troque pela imagem branca. Retire o objeto e verifique se o pixel voltou a funcionar.

Caso nenhum dos métodos funcione, é hora de aprender a conviver com o pixel teimoso. Se você não entendeu bem os processos ou não está confiante, sugiro que procure por vídeos no YouTube com palavras como "fix stuck pixels"


Fonte: Adaptado de Truques e Manhas

0 comentários: