Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!


Grande parte das milhares de pessoas por todo o mundo que possui um computador utiliza Windows. Muitas não sabem da existência de outros sistemas operacionais, outras nem sonham com qualquer experiência além do que possuem, já outras estão dispostas a conhecerem um mundo cada vez mais fantástico que os softwares livres (e de código aberto) proporcionam. Pois bem, não sei em qual desses grupos você se encaixa, entretanto quero convidá-lo a conhecer o conceito de LIBERDADE.

Mas afinal de contas, o que é Linux?

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.

O kernel é o núcleo do sistema operacional e dá aos softwares a capacidade de acessar o hardware. Ele é atualizado constantemente, acrescentando suporte a novas tecnologias. Usa módulos para adicionar suporte ou para melhorar no suporte a itens já existentes, fazendo com que o administrador não precise mudar todo o kernel, sendo necessário apenas instalar o novo módulo. Todavia, você pode optar por recompilar o kernel inteiro para obter mais estabilidade, performance ou aumentar o suporte ao seu hardware como um todo.

O sistema de numeração para as versões do kernel é bastante simples: O número principal é o 'primeiro' número, que indica as mudanças realmente principais no kernel.O número secundário é o número 'do meio', que indica a estabilidade de um kernel particular (números pares indicam uma versão estável e números ímpares indicam uma versão em desenvolvimento). Por fim, o número 'de revisão' indica a versão. Por exemplo, o kernel 2.6.2 é a segunda versão do kernel 2.6.0.

Uma distribuição do Linux nada mais é do que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

No próximo post tem mais!

0 comentários: