Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!

Salve galera! Recebi um e-mail falando de um suposto número de telefone que, caso liguemos para ele, podemos ser enganados. Li o e-mail, dei uma pesquisada na internet e me veio a vontade de contribuir com todos, divulgando as minhas descobertas.

Essa é o primeiro de vários posts dedicados a derrubar esses spams e correntes que inundam a nossa caixa de entrada. XD.

Em resumo, este e-mail diz que alguém supostamente recebeu uma ligação a cobrar, onde a pessoa que se identificava como sendo da Telefônica dizia que o telefone estava com linha cruzada e ela iria consertar.

Quem recebeu a ligação estranhou e disse que a Telefônica não liga a cobrar, mas a pessoa insistiu para que discasse *21*0211581172839#. O número não foi discado e a vítima ligou para a Polícia.

O Policial disse que se tratava de uma ligação do Comando Vermelho, de uma das penitenciárias do RJ e que, acionado o número, é mais que um clone, é uma extensão do telefone. A partir daí é possível que eles ouçam tudo o que você fala e se for interessante começam a ameaçar.

Aí vem o 'blablabla' de sempre, dizendo para mandar a todos que você conhece e tal. O Policial, ainda (olha que incrível!), disse que se conhecesse alguém da imprensa, pedisse para que também divulgasse, e mais 'blablabla'.

Quando você pensa que acabou, tem mais um aviso: Não atender ligação do celular com número (11) 9965-0000, afirmando que todos que atendem estão sendo clonados. Tem mais 'blablabla' e fim da mensagem. (uufa!)

Agora, vamos aos fatos!

A primeira parte refere-se a uma ligação que solicita a digitação do número *21*0211581172839#.

Se isso ocorrer num telefone da prestadora de serviços Telefônica, você utilizará um serviço chamado Siga-me, disponibilizado pela operadora, bastando digitar *21* seguido do número do telefone par ande deseja-se direcionar as chamadas recebidas no seu telefone, caso ele não seja atendido.

Então, não se trata de clonagem, mas de um pedido claro de redirecionamento de ligações.

Digitando *21*0211581172839# a vítima direcionará as ligações recebidas no seu telefone (15) 8117-2893. E aí pode surgir o grande problema!

Se a sua linha estiver habilitada para receber ligações a cobrar - o que acontece com a maioria das linhas - o fraudador poderá utilizá-la para realizar ligações.

Com o serviço Siga-me habilitado na linha telefônica de várias vítimas, o único trabalho do fraudador é ligar para elas na tentativa de ser redirecionado para o telefone de destino. Portanto, se você é cliente da Telefônica, nunca atenda a esse tipo de pedido, realmente é um golpe!

A segunda parte refere-se às chamadas originadas do número (11) 9965-0000.

É mais uma mentira da Internet! Esse número pertence (ou pelo menos pertencia) à empresa Vivo, que deixou de ser utilizado desde 21/11/2005.

Primeiro e-mail desvendado. Com certeza muitos outros virão.

Fiquem atentos!


0 comentários: