Imagine a situação: você precisa entregar aquele trabalho importante na faculdade no dia seguinte e precisa terminar a tempo, ficando no PC até altas horas. Pela manhã, ao acordar, você resolve dar uma última conferida. Liga o computador e.. Nada! Ele chega a dar sinal de vida, mas não carrega o Sistema Operacional nem mostra nada no monitor. E agora, o que fazer?
Primeiro de tudo, tenha calma. Antes de desmontar seu micro ou dar umas boas porradas nele, veja se as conexões estão ligadas corretamente ou se algum mal-contato está causando o problema. Verifique os filtros, estabilizadores ou no-breaks conectados, e verifique também se o problema não é o monitor.
Caso tudo esteja ok é melhor prestar atenção se o seu computador emite algum bip na hora do boot. Os bips são sinais emitidos pela BIOS (programa embutido na placa-mãe que controla a inicialização do PC) que identificam certos problemas. Por isso é bom guardar todos aqueles "papeizinhos" que vêm junto com o seu computador novo. Ali estão os manuais e outros documentos, onde você encontra informações importantes sobre o funcionamento da máquina.
Existem vários fabricantes de BIOS no mercado, e as mais encontradas no Brasil são a Award e AMI, que podem diferenciar na codificação dos sinais sonoros.
Para a BIOS AMI: um bip curto, três bips curtos ou um bip longo e três curtos significam problema de memória; dois bips curtos, erro de paridade de memória; cinco bips curtos, erro no processador e um bip longo seguido de dois bips curtos ou oito bips curtos significam problema com a placa de vídeo.
Já para a BIOS Award: um bip longo é igual a problema de memória RAM; um bip longo seguido por dois bips curtos ou um bip longo seguido por três bips curtos, problema com a placa de vídeo; bips contínuos altos e baixos significam problema com o processador e bips baixos contínuos comunicam aquecimento do processador.
Para os problemas de memória e placa de vídeo retire, e reinsira, os módulos nos slots. Isso provavelmente vai resolver os problemas de mau contato. No caso de erro no processador a situação é mais séria e é preciso um técnico para solucionar o problema.
Com essas informações já dá para ter alguma esperança em relação àquele trabalho que você deveria entregar. A maior parte das falhas no PC são ocasionadas por problemas de conexão ou mal-contato.
Agora você já sabe!