Infotecnow

Informação tecnológica ao seu alcance!


Esta é, sem dúvida, uma das perguntas mais freqüentes entre os usuários de computador. Aquela foto da câmera com sua namorada, os vídeos com a família, as músicas que você mais gosta ou o trabalho que você deve entregar no dia seguinte, todos esses arquivos estão sujeitos a serem apagados por descuido de quem está na frente do PC.

Para que isso não ocorra com você, vai uma dica: mantenha sempre um backup dos arquivos mais importantes em disco removível, que pode ser um HD externo, um DVD-RW (que permite que seja gravado várias vezes) ou simplesmente um pendrive. Dessa forma você já elimina a possibilidade de perder tudo. 

Outra dica: mantenha o controle de quem acessa a sua máquina. Às vezes, por trás daquele sobrinho angelical está um pestinha que não está nem aí para as janelas e aperta OK em tudo. Esse é o perigo! Isso serve para você também. Leia atentamente qualquer janela antes de apertar OK.

Caso você não tenha se previnido e ainda assim está com problemas, é hora da correção. Para isso existem softwares gratuitos que nos ajudam e muito.

O Recuva é um programa simples e que quebra um galho quando é preciso. Eu mesmo sempre recorro a ele como primeira opção, por ser simples, prático e gratuito. É bem fácil de usar. Após instalado, basta escolher a unidade a ser escaneada e o tipo de arquivo que deseja recuperar. Depois de analisada a unidade, é possível visualizar todos os arquivos que foram recuperados e selecionar os que você deseja resgatar. Isso vale para HD, pendrives, câmeras e cartões de memória. O ideal é não utilizar a mídia enquanto ainda não tenha efetuado o processo, pois um novo arquivo pode sobrescrever o espaço de memória do apagado, tornando impossível a recuperação.

Para mais recuperar arquivos de HD formatado, consulte este link.







0 comentários: