Gráficos de funções do kernel do sistema operacional livres de erros. Cada ponto representa uma função escrita em linguagem C. As conexões representam as chamadas entre as diversas funções. [Imagem: UNSW]
Eles procuram suprir as necessidades dos usuários, que sempre buscam melhor desempenho e resultado para suas atividades. Assim foram criados os sistemas operacionais, os utilitários e os aplicativos, que acompanham o ritmo das novas descobertas. E elas acontecem a todo momento.
Pesquisadores australianos construíram um sistema operacional totalmente seguro, com seu kernel (núcleo do sistema) protegido de qualquer bug de programação. Isso faz com que o sistema não esteja suscetível a falhas, travamentos e ataques que ameaçam a segurança.
O novo sistema foi denominado Secure Embedded L4 (seL4). O projeto contou com a participação de seis australianos, que comprovaram matematicamente a correção de um kernel desenvolvido em linguagem C. Usuários comuns ainda vão esperar para usufruir da nova descoberta, que já pode ser utilizada em novos softwares, e a previsão é que sejam implantados inicialmente em indústrias e hospitais, onde é preciso segurança e confiabilidade.
Essa matéria saiu no site Inovação Tecnológica. Para ver o conteúdo completo, clique aqui.